domingo, 11 de dezembro de 2011

DIVERSAS

Orvalho e suor (Paulo Caruso)



As gotas de orvalho caem
de pétalas delicadas,
de espinhos dolorosos,
escorrem pelo caule
até alcançar a terra.

Nosso suor escorre,
precipita-se até a alcova
num salpicar generoso,
em cachoeira desejosa,
como manda a natureza.

*******************************

Haikai à gata de botas (Paulo Caruso)



A gata de botas.
Amorosa. Carinhosa.
Digna de boas notas.


************************************

A uns olhos de boneca




Olhos doces mesmo tu tens,
cara gaúcha amiga.
olhos a não buscar briga
sempre que ao recanto vens.

Elogios nobres tu envias
às crias de amigos teus,
o que faz-me lembrar de Deus,
devido a tais alegrias.

A meu soneto fazes jus,
por toda delicadeza
enviada de tua mesa,
a mim propiciando luz.

Homenagem aqui eu te rendo,
ledamente a ti entretendo.

********************************

O mar acaricia a areia





O mar à areia acaricia,
passando a mão pela testa,
em deveras íntima festa
sob sol, lua ou chuva no dia.

Ou será que se espreguiça
ele e rola pela areia salgada,
em ato de quem mais nada
além de descansar tem cediço?

Ou será que as mechas marinhas
se lançam à areia querida
como blandícia absorvida
por esta em horas não curtinhas?

Brincam eles de doce casal,
pra encontrar-nos assaz afinal.

***************************************

O que minha mãe faz por mim





O que minha mãe fez por mim,
se tu me vieres a questionar,
eu te digo sem qualquer medrar,
pra calares tua boca enfim.

Ela deu-me mui boa educação,
seja em casa ou quitando escola;
deu-me carinho, jamais esmola!
Dedicou-me de fato sua emoção.

Cuidou sempre de minha saúde,
apesar de trabalho eu lhe dar,
no que tange a este empreitar;
bom cuidar traz-me ela amiúde.

Minha mãe é mais que genitora;
é no amor a maior doutora!

***********************************

Haikai ao ipê no outono




Ipê generoso.
Amarela caspa: bela.
Um ser majestoso.

**********************************

Às mulheres, com carinho e respeito




Mulheres se observam
e se criticam negativamente
em muitos aspectos,
não só quanto à roupa.
Feitas para serem lindas.
Símbolos de beleza.
Nós homens somos diversos,
porquanto mais unidos
(mesmo na pouca vergonha,
segundo elas dizem).
De fato é muito bom
ser homem na vida.
Mulheres crescem mentalmente
de modo mais alígero.
Mulheres engravidam.
têm o corpo invadido,
pra obter prazer.
Mulheres menstruam.
Mulheres nascem com hímen.
Mulheres precisam renovar
seu já farto guarda-roupa.
Mulheres não urinam de pé.
Aguentam mais grosserias que nós.
Vida longa a elas!
Que Deus as abençoe
e que nós as respeitemos!

*************************************

Nossa estrada (Paulo Caruso)




Que em nossa doce paixão
jamais se dê vã inação!
Que bem nos guie o nosso amor
sem qualquer acre torpor!

Que sejamos afinal
par de rosto rubicundo
e agir mui pudibundo
nesta vida de casal!

Que nos guie sempre o bom Deus
por Seu caminho de glórias
e majestosas memórias
nos bons sonhos meus e teus!

Que se faça mui feliz
nossa estrada! Ele a bendiz!

********************************

Teus lábios de flor (Paulo Caruso)




Teus lábios
uma flor são
de pétalas delicadas
e portentosas assaz
em solo fértil
quando comigo.


*****************************

Versaico (Paulo Caruso)




Não sou rapaz muito prosaico,
mas sim um cachopo versaico
a trazer-te mui encomiástico
o amar a nós sempre fantástico.

Jamais faço eu de embuçado
o meu cenho perante teu ser,
porque sei do amor a valer
que por mim tu nutres prezado!

Procuro eu não ser obtuso,
mas sim me portar amoroso
pra cobrir-me co’o caloroso
manto nosso jamais confuso.

Quando levo-te versos meus
levo o dom a mim dado por Deus.

************************************

Um comentário: