quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia Internacional da Amizade

Google Images



Antes de tudo, quero enviar um abraço virtual, mas nem por isso menos caloroso, para cada um de vocês – meus amigos virtuais que, para mim, também são reais. Valorizo-os e acho fantástica mais esta alternativa/forma de criar laços, capaz de transpor barreiras, como distância e idioma, pela globosfera afora.

A passagem desta data me leva a refletir sobre como anda a relação de amizade neste mundo moderno, que tanto nos absorve por exigências múltiplas e coisas que desviam a nossa atenção ao ponto de, muitas vezes, ficarmos “sem tempo” para os amigos. Felizmente, os amigos verdadeiros compreendem essas “ausências” e, mesmo que algumas contingências da vida os afastem de nós, se o sentimento for lídimo, eles se reaproximarão, mais cedo ou mais tarde.


Sou uma pessoa privilegiada porque posso afirmar, com segurança, que tenho amigos. Não são muitos, mas todos verdadeiros. No meu círculo de amigos, há amizades que conservo há décadas e, a essas pessoas, dedico um amor semelhante ao de irmãos.


Entretanto, ter bons amigos não é tão fácil. Não basta apenas desejar. A amizade é algo que se constrói paulatinamente. Amizade genuína não se compra. Conquista-se.
Outro ponto importante: o que vale é a qualidade e não a quantidade de amigos. Infelizmente, há muitas pessoas falsas que se acercam para nos explorar ou prejudicar – são os inimigos ocultos. Precisamos ter cuidado com eles.

O amigo, no sentido da palavra, é aquela pessoa com a qual nos sentimos à vontade para expressar o que nos vai na alma e a quem podemos criticar ou elogiar sem sermos mal interpretados.


Concordo com o pensar do escritor brasileiro Amir Klink: “Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só.” E finalizo minha reflexão com uma frase do escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês Voltaire que diz o seguinte: “Todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo.”


Feliz Dia do Amigo!


(Josselene Marques)

Nenhum comentário:

Postar um comentário